Diretoria da Abam trata de propostas de remuneração da categoria com a secretária da Fazenda
Membros da Diretoria da ABAM se reuniram, na última sexta-feira 06/05/2022, com a secretária da Fazenda Municipal, Giovanna Victer, com a presença do vice-secretário Walter Cairo e o diretor de Receita Ulisses Arêas, para discutir propostas de remuneração dos auditores fiscais. Participaram da reunião os seguintes representantes da Abam: Marcia Dourado, Mario Borges, Célia Caribé, Gelson Oliveira, Jorge Teixeira, Isabel Chastinet e também o auditor associado Bruno Robazzo.
A secretária da Fazenda Municipal, Giovanna Victer, abriu a reunião e passou a palavra para a presidente Marcia Dourado, que esclareceu que o nosso objetivo era tomar conhecimento do andamento de uma das pautas já encaminhada pela Secretaria, ou seja, a Licença Prêmio paga em Pecúnia, bem como, retomar as discussões das demais pautas já priorizadas durante as nossas tratativas junto à Secretaria. Nesse sentido, foi destacada pela presidente, a importância de se discutir a pauta da Indenização de Transporte, que traria um ganho imediato para a categoria, pois a sua implantação dependerá apenas de Decreto, cujo trâmite poderá ser mais rápido, o que minimizaria a difícil e ingrata situação salarial que vivenciamos, tendo em vista que já contabilizamos 06 (seis) anos sem nenhum reajuste.
A presidente ressaltou, ainda, que a nossa expectativa é ver solucionado o pagamento da diferença da produtividade, conforme prometido pela Secretaria, cujos trâmites estão em andamento na esfera judiciária, solicitando que ao mesmo tempo fosse possível já dar andamento à assinatura do documento do acordo administrativo, já pactuado entre as partes. Ficou acordado com a Secretaria, que essa assinatura seria providenciada para próxima segunda-feira (09/05), junto ao vice-secretário Walter, o qual na oportunidade esclareceu que o referido pagamento será efetivado, assim que forem concluídos os procedimentos judiciais.
No que tange à pauta da Licença Prêmio em Pecúnia, a secretária ressaltou que a proposta já está em Projeto de Lei, a ser encaminhada à Câmara, pois depende de Lei para sua aprovação, reconhecendo que nesse processo poderá ocorrer uma provável demora. Nesse sentido, propôs inverter a pauta, ou seja, “vamos mexer na ordem e voltar às discussões sobre a indenização de transporte”, vislumbrando iniciar essas discussões já na próxima semana.
Por fim, foi também informado que o pleito da Abam referente ao pagamento do auxílio transporte para alguns auditores novos (ligados à DRM e ao COT) que ainda não estão contemplados com essa Rubrica, ainda não tinha sido solucionado, sendo destacada a presença na reunião do auditor Bruno Robazzo, incluso nesta situação. Sobre este pleito, a secretária se pronunciou recomendando que esses auditores deverão se reportar aos seus respectivos chefes.
A Abam reafirma o seu compromisso em continuar na luta pelas melhorias salariais em prol da categoria dos Auditores Fiscais.