Curso Aplicações Práticas em Avaliações de Imóveis para Fins Tributários
Curso Aplicações Práticas em Avaliações de Imóveis para Fins Tributários
Trata-se de curso inédito no Brasil onde serão apresentadas as melhores técnicas e práticas de avaliação de imóveis para fins tributários, por intermédio de exemplos aplicados em situações reais.
A equipe de professores inclui profissionais com ampla experiência nas avaliações de imóveis no Setor Público, com formação acadêmica em nível de pesquisa e ensino e consultores técnicos especializados em nível internacional. Além de especialistas nacionais, a equipe inclui representantes do Canadá e Inglaterra, países considerados benchmarks na arrecadação do imposto sobre a propriedade imobiliária, que irão compartilhar os procedimentos empregados na América do Norte e Reino Unido. O certificado será emitido por conceituada organização internacional o International Property Tax Institute (IPTI) especializada em avaliações de imóveis para fins tributários.
O curso é voltado principalmente para capacitar profissionais que atuam na administração pública, especialmente nos municípios, em atividades de avaliação de imóveis para fins tributários e será também uma oportunidade única de ampliação do campo de trabalho dos profissionais e empresas de avaliação de imóveis do Setor Privado para prestação de serviços técnicos e de assessoria ao Setor Público.
LOCAL: FIPECAFI
Rua Maestro Cardim, 1170 – Bela Vista, São Paulo – SP – CEP. 01323-001.
DATA: 06 a 09 Agosto 2019
CARGA HORÁRIA: 32 h/aula
MODALIDADE: presencial
OBJETIVO GERAL:
Capacitar avaliadores de imóveis que atuam no Setor Público no desenvolvimento de modelos de avaliação em massa, e habilitar avaliadores que atuam no Setor Privado a oferecer serviços técnicos e de assessoria aos municípios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
→ Aplicar práticas consolidadas em avaliação de imóveis para fins tributários, com base em dados e situações típicas;
→ Compartilhar experiências nacionais e internacionais nos processos de reavaliação de imóveis para fins tributários;
→ Explorar alternativas para simplificar o processo de trabalho no caso de reduzida capacidade institucional ou limitações temporais;
→ Analisar os principais entraves jurídicos e políticos à efetivação das reavaliações dos imóveis;
→ Refletir sobre o papel da avaliação de imóveis como um instrumento de equidade fiscal e seu impacto para o incremento da arrecadação (IPTU, ITBI e ITCD).
PÚBLICO ALVO:
→ Auditores Fiscais municipais e outros servidores públicos que atuem na área de avaliação de imóveis;
→ Avaliadores de imóveis que atuam no Setor Público em trabalhos desenvolvidos no âmbito tributário;
→ Avaliadores de imóveis que atuam no Setor Privado, interessados em prestar serviços técnicos ou assessorar o Setor Público em avaliação de imóveis para fins tributários;
→ Acadêmicos;
→ Estudantes de engenharia, arquitetura, agrimensura e cartografia, bem como mestrado e doutorado em cadastro técnico e avaliação de imóveis;
→ Corpo técnico de avaliadores da Secretaria do Patrimônio da União;
→ Outros profissionais interessados em consolidar conhecimento sobre práticas de avaliação para fins tributários.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
→ Etapas do processo de avaliação de imóveis para fins tributários;
→ Coleta, análise e gerenciamento de bases de dados sobre preços praticados e acompanhamento de indicadores relevantes;
→ Análise preliminar dos dados: estatísticas descritivas e multivariadas, e análise espacial;
→ Aplicações de sistema de informações geográficas (SIG) e benefícios dos mapas temáticos;
→ Desenvolvimento de modelos de avaliação para terrenos, imóveis residenciais e não residenciais;
→ Cadastro imobiliário no processo de avaliação;
→ Análise do desempenho das avaliações (controle de qualidade);
→ Alternativas para a simplificação da metodologia de avaliação;
→ Implicações decorrentes da reavaliação dos imóveis na política fiscal e os principais obstáculos às reavaliações;
→ A relação fisco-contribuinte e o papel das entidades representativas;
→ Análise da legislação tributária e jurisprudência quanto ao processo de avaliação.
ACESSE AQUI O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
INVESTIMENTO:
Até 15.05.2019 R$ 1.850,00
Após 15.05.2019 R$ 2.150,00
FORMAS DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito (parcelamento com taxas do Pagseguro por conta do comprador), Boleto ou Empenho.
EMPENHO:
As inscrições para Órgãos Públicos (pagamento por EMPENHO), devem ser solicitadas e efetivadas diretamente com a secretaria da ABAM através do e-mail: abamaudit@gmail.com ou telefone (71) 3322.8146.
FAVORECIDO: ASSOCIAÇÃO BAIANA DE AUDITORES FISCAIS MUNICIPAIS – ABAM -CNPJ: 06.098.935/0001-39
CANCELAMENTO
Em caso de desistência do participante, não haverá devolução do valor pago. Será aceita apenas substituição por outro participante. Nesse caso, a comunicação para substituição deverá ser solicitada até o dia 21.07.2019.