ABAM celebrou o Dia do Fisco Municipal com reinauguração da sede após ampla reforma – ABAM

ABAM celebrou o Dia do Fisco Municipal com reinauguração da sede após ampla reforma

25 set 2021

A Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais – ABAM celebrou o Dia do Fisco Municipal (instituído pela Lei 8992/2016, de autoria do vereador e auditor fiscal Silvio Humberto) nesta terça-feira (21/09) com um belo almoço realizado na sua sede, remodelada por uma ampla reforma que, além de modernizar, trouxe novas utilidades ao espaço. Com a presença de cerca de 60 auditores, autoridades do fisco municipal, representantes dos poderes executivo e legislativos municipal, a categoria foi agraciada com um dia de confraternização, seguindo os protocolos sanitários vigentes.

A sede da ABAM agora comporta um auditório mais amplo e moderno; uma nova sala de trabalho, equipada com computadores, impressora e internet; um terraço renovado e equipado com janelas de vidro; galeria dos presidentes; sala de convivência e uma cozinha completa. Um espaço completamente renovado que rendeu elogios e admiração dos presentes.

Antes do almoço – um delicioso caruru tradicional, a presidente da ABAM, Marcia Dourado fez uso da palavra para conduzir a solenidade de celebração do Dia do Fisco Municipal. Fez um agradecimento especial aos colegas auditores pela presença e destacou a euforia de se encontrarem novamente, após um ano e meio do último encontro da categoria. Agradeceu também ao diretor Administrativo Financeiro da ABAM, José Jorge Matos Teixeira, pelos esforços que foram decisivos para a concretização da reforma da sede, sonho de muitos anos da categoria. “Ele retomou a ideia, resolveu concretizar a obra, com muito esforço e dedicação, e hoje nós temos a satisfação de apresentar aos nossos associados um patrimônio seguramente mais valorizado. Em nome da ABAM, Jorge, receba nosso reconhecimento e nossa gratidão pelo grande empenho”.

Jorge Teixeira agradeceu as palavras da presidente Marcia e falou do apoio crucial que teve para que pudessem realizar a reforma. “Se não fosse o primordial apoio e incentivo de Marcia e toda a diretoria, bem como a ajuda dos funcionários, Márcia, Fabiano e Marli, com certeza não teríamos concretizado esse sonho. É um casamento perfeito a gente reinaugurar a ABAM no Dia do Fisco. São 15 anos em busca desse sonho.” Finalizou citando Raul Seixas “Um sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto vira realidade e foi isso que aconteceu”.

A ocasião também foi de homenagens – o vice-presidente Mario Borges e o presidente do SINDIFAM, Paulo César Carvalho de Souza, realizaram uma homenagem póstuma ao colega Lázaro André Oliveira Barbosa, por toda a dedicação empenhada à categoria, enquanto presidente do SINDIFAM e como membro da diretoria da FENAFIM, bem como pela longa jornada de amizade e companheirismo compartilhada com os colegas auditores. O vice-presidente Mario Borges fez agradecimentos ao colega e, logo após, entregou uma placa de homenagem a Paulo Carvalho, atual presidente do SINDIFAM. “Você partiu, Lázaro, muito cedo, mas sua presença é forte. O seu exemplo de garra, coragem, obstinação, sua inabalável defesa dos serviços públicos, em especial dos fazendários, nunca serão esquecidos. Foram mais de 30 anos de dedicação à nossa categoria. Nesse momento que nos reunimos novamente, a palavra que mais resume nosso sentimento é gratidão”. Emocionado, Paulo fez sua homenagem a Lázaro. “No momento que nos despedimos de um colega tão amado, eu sempre digo que um homem é conforme suas obras. E Lázaro deixou um legado muito grande para todos nós”. A placa recebida fará parte do acervo do Sindicato.

O vereador e auditor fiscal Silvio Humberto, idealizador do Dia do Fisco Municipal de Salvador, falou da emoção de reencontrar os colegas e afirmou que a sede reinaugurada é o resultado de uma construção coletiva. “Quando a gente conseguiu reunir pessoas no nosso fórum de ideias, todo o corpo fazendário, como a Secretaria deu um salto de qualidade. Esse é o momento de afirmar esse espaço de resistência da Fazenda. Gostaria de parabenizar a diretoria da ABAM por esse espaço tão acolhedor e dizer que contem com o nosso empenho em defender a nossa cidade”.

O diretor de Integração Regional da ABAM, Artur Mattos, que postula candidatura à vice-presidência da Fenafim, falou também do trabalho coletivo que começou com a aquisição de uma sala após outra, até que a ABAM chegasse ao patamar atual de oferecer aos seus associados uma sede ampla e moderna. “Isso aqui é a construção de um processo, como Silvio falou, coletiva. A gente precisa construir a sociedade de uma forma coletiva, ouvindo todos, participando, debatendo. É muito importante que num momento como esse de instabilidade política e institucional que o país está vivendo, alcançando diretamente os servidores públicos, é preciso que tanto os servidores estejam unidos, e mais que os servidores, os agentes políticos que representam a sociedade, também estarem juntos com a gente para discutir o melhor modelo para o país. É isso que a FENAFIM faz hoje com apoio da ABAM”.

A secretária da Fazenda do Salvador, Giovanna Victer, elogiou a equipe de auditores fiscais de alto nível da Secretaria e agradeceu por ter sido acolhida, mesmo sendo uma pessoa de gestão pública e não propriamente dita da área tributária. Continuou. “Salvador reflete as desigualdades do Brasil e fazer qualquer tipo de política igualitária, homogênea para uma cidade tão desigual é extremamente desafiador. Os limites de até onde taxar o empreendedor, as famílias, até onde a gente precisa de recurso para fazer política pública, são limites difíceis da gente chegar a um denominador comum. Mas para isso, além de políticos comprometidos, temos uma categoria de fiscais que têm certeza da sua responsabilidade frente à população de Salvador. São tantas as necessidades, temos muito o que fazer, mas não nos falta compromisso e competência. E a competência é de vocês, que já estavam aqui, e que vão continuar depois que sairmos. Quero parabenizá-los e desejar que a ABAM tenha uma vida longa”.

O presidente da Câmara Municipal do Salvador reforçou o que disse a Secretária Giovanna, sobre o compromisso das categorias política e fazendária na promoção de políticas públicas voltadas para a população de Salvador. “Independente de qualquer bandeira ou posição ideológica, a gestão municipal é a arte de cuidar da vida de pessoas. Cuidar de gente é vocação. Então parabéns pela missão árdua de cada um de vocês e parabéns pela inauguração das novas instalações da sede da ABAM. É uma grande alegria estar aqui junto com vocês”

Registro de presenças

Participaram da celebração, a Secretária da Fazenda do Salvador, Giovanna Victer; os vereadores Marta Rodrigues, Téo Sena, Silvio Humberto, Geraldo Júnior (presidente da Câmara Municipal), Emerson Penalva, Pedro Godinho; a presidente da APMS, Maria Amélia Maciel; a vice-presidente da APMS, Lilian Oliveira de Azevedo; os advogados da ABAM Dr. José Carlos Torres e Dr. Victor Campello; o diretor da Receita, Ulisses Freitas Pessanha Areas; a coordenadora de Fiscalização da Sefaz Salvador,   Rosana Marques; a chefe da SEFIS, Romilda Teofane Senna. O prefeito Bruno Reis foi convidado mas não pôde comparecer por motivo de agenda fora da cidade.

RELATED POST