X SEMAAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal será realizado de 10 a 12 setembro em Porto Alegre, no formato híbrido
A X edição do SEMAAT – Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal reunirá renomados palestrantes e debatedores para discutir temas decisivos para o futuro da gestão tributária, como os impactos da reforma tributária na administração municipal e a tributação municipal como pilar da arrecadação local. O evento acontecerá de 10 a 12 de setembro de 2025, no Centro de Eventos da AIAMU (Porto Alegre-RS), com as opções de participação presencial ou on-line.
O SEMAAT é uma grande oportunidade de atualização profissionais e intercâmbio de experiências, voltado para Auditores Fiscais de Tributos Municipais, Procuradores, Secretários de Fazenda/Finanças, contadores, advogados e outros profissionais interessados na temática. O Seminário contará com 24 horas de programação científica e fortalece o debate sobre justiça fiscal e fortalecimento das administrações tributárias municipais no país.
O SEMAAT é uma realização da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre – AIAMU e conta com apoio institucional da Federação Nacional dos Auditores de Tributos Municipais do Brasil – FENAFIM, dentre outras instituições.
Mais informações e inscrições do SEMAAT estão disponíveis no site: www.aiamu.com.br
Temas-centrais
- Reforma Tributária e efeitos para municípios
- Integração entre fiscos e novo modelo do IBS
- Modernização da gestão tributária
- Tecnologia, autorregularização e IA no setor público
Destaques da programação
- Conferência magna com o prefeito Sebastião Melo (a confirmar) – 10/9
- Ricardo Neves Pereira (Receita Estadual RS) – futuro das administrações tributárias – 11/9
- Dr. Paulo Caliendo (PUC/RS) – uso de IA na administração pública – 11/9
- Painel Fenafim – “A Reforma Tributária e seus efeitos: visão do fisco municipal” com Fábio Macêdo (presidente da Fenafim e da Anafisco) e Cássio Vieira (vice-presidente da Fenafim e da Anafisco) – 11/9, 14h30–15h15
- Dr. Gabriel Guy Léger (MPC-PR) – atuação dos Tribunais de Contas – 11/9
- Rodrigo Octávio Orair (Ministério da Fazenda) – estágio e próximos passos da Reforma – 12/9
- Luiz Carlos Hauly (a confirmar) e Roque Carrazza (PUC/SP) – 12/9