Fenafim lança Escola Nacional Fazendária para capacitação dos fiscos municipais – ABAM

Fenafim lança Escola Nacional Fazendária para capacitação dos fiscos municipais

19 dez 2024

Gelson Oliveira é o diretor da Enaff e o presidente da Abam, Antônio Cláudio S. de Vasconcellos, integra o Conselho Acadêmico.

A Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) deu um passo estratégico em prol do fortalecimento das administrações tributárias municipais ao inaugurar a Escola Nacional Fazendária Fenafim (ENAFF). A iniciativa, prevista no estatuto da Federação desde 2018, busca preparar os fiscos locais para os desafios da reforma tributária e aprimorar a arrecadação própria dos municípios. Durante assembleia, representantes das entidades associadas aprovaram os nomes que estarão à frente da ENAFF. Gelson Oliveira foi indicado como diretor, com Cássio Vieira como vice-diretor. Já o Conselho Acadêmico será composto por Antônio Cláudio, representando a ABAM – Bahia; Clarissa Mendes, de Curitiba e Afiscopr; Cláudio Cardoso, do Sincaf – Rio; e Wilson Tavares Jr., do Sinfisco – Belo Horizonte, como titulares, enquanto Artur Mattos, também da ABAM – Bahia, e Diego de Souza, do Fisco São José do Rio Preto – SP, atuarão como suplentes.

A ENAFF terá como foco a capacitação de servidores das administrações tributárias municipais, com ênfase na formação para o novo modelo de tributação sobre o consumo, previsto na reforma tributária, além do aprimoramento da gestão dos tributos municipais vigentes. Segundo o presidente da Fenafim e da Anafisco, a escola contará com instrutores qualificados, oriundos dos quadros técnicos dos fiscos municipais, e buscará parcerias com outras entidades para expandir sua atuação.

O diretor da ENAFF, Gelson Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer à Fenafim pela confiança ao nomeá-lo para conduzir o projeto e destacou a relevância do início da implantação da escola. “Este é um projeto que começa a se tornar uma realidade, trazendo inúmeros benefícios para a Federação e seus associados. Será um processo de construção aberto e inclusivo, que contará com a participação de todos os membros e colegas dos fiscos municipais, das entidades associadas e dos parceiros. A ENAFF surge em um momento muito oportuno, quando teremos que qualificar tecnicamente ainda mais o fisco municipal e as administrações tributárias, considerando os desafios que vêm com o novo Sistema Tributário aprovado pela Reforma Tributária”, afirmou.

A criação da ENAFF faz parte de um plano de ação conjunto entre Fenafim e Anafisco, que visa o fortalecimento das administrações tributárias, o desenvolvimento de novas práticas de gestão e a valorização dos servidores, preparando os municípios para os desafios do futuro do sistema tributário no Brasil.

RELATED POST

NEWSLETTER

Digite seu e-mail e receba nossas novidades:

    dezembro 2024
    D S T Q Q S S
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031